top of page

Gestor, como você está lidando com os desafios da sua função?

“Nossa, que cansaço…”


Quantas vezes você ouvir variações dessa frase hoje? Quantas vezes elas foram ditas por você mesmo? Essa é uma frase que ecoa na rotina de muitos gestores escolares. A sobrecarga é real e não se trata apenas de muito trabalho, mas de um conjunto de responsabilidades que exigem visão ampla, resiliência e capacidade de tomar decisões em contextos complexos.


Ser gestor escolar significa equilibrar demandas administrativas, pedagógicas, financeiras e humanas. É ser o ponto de conexão entre professores, estudantes, famílias, mantenedores e órgãos oficiais. Não à toa, o cansaço vem acompanhado da sensação de estar sempre no centro de tudo, mas também é justamente aí que reside a força do trabalho: sustentar a escola como espaço vivo de aprendizagem e convivência.


Além das demandas cotidianas, somam-se os desafios do nosso tempo:

  • Inclusão: não basta abrir espaço, é preciso garantir permanência, participação e pertencimento de todos.

  • Tecnologia: não se resolve com equipamentos; é necessário integrá-la de forma pedagógica, que faça sentido para alunos e professores.

  • Saúde mental: não apenas dos estudantes, mas também de professores e, claro, dos gestores, cuja saúde impacta diretamente a cultura e a sustentabilidade da escola.


Diante de tantas frentes, a pergunta que fica é: como aliviar essa sobrecarga?


Alguns caminhos são possíveis e cada um deles se conecta a diferentes dimensões da sua atuação como gestor:

  • Você com você mesmo: criar pequenos rituais de autocuidado, como pausas conscientes, limites para a jornada e momentos de respiro.

  • Você com o outro: delegar responsabilidades, confiar na equipe e cultivar relações de parceria em vez de isolamento.

  • Você com a comunidade escolar: buscar formação contínua em temas que atravessam o cotidiano da escola (saúde mental, inclusão, tecnologia), trazendo esse conhecimento para inspirar e fortalecer o time.

  • Você com o mundo: construir uma cultura organizacional de cuidado e sustentabilidade, que dialogue com as grandes demandas da sociedade e prepare a escola para os desafios do futuro.


A gestão escolar é desafiadora, mas não precisa ser solitária. Quando o gestor aprende a cuidar de si, abre espaço para liderar com mais equilíbrio e clareza, e isso também é pedagógico. O exemplo da liderança molda a cultura da escola.


Então, eu te pergunto: como você tem cuidado de si para cuidar da sua escola?


Na FourC Learning, acreditamos que o primeiro passo é olhar para dentro. É por isso que um dos nossos produtos é o workshop “Eu, líder, liderando pessoas”, que oferece uma oportunidade prática para desenvolver autogestão e, a partir dela, fortalecer a forma de conduzir equipes e gerenciar times com mais equilíbrio. Quer saber mais sobre isso? Entre em contato conosco!

 
 
 

Comentários


bottom of page