Gestor, como você está lidando com os desafios da sua função?
- Alinne da Silva Rios
- 11 de set.
- 2 min de leitura
“Nossa, que cansaço…”
Quantas vezes você ouvir variações dessa frase hoje? Quantas vezes elas foram ditas por você mesmo? Essa é uma frase que ecoa na rotina de muitos gestores escolares. A sobrecarga é real e não se trata apenas de muito trabalho, mas de um conjunto de responsabilidades que exigem visão ampla, resiliência e capacidade de tomar decisões em contextos complexos.
Ser gestor escolar significa equilibrar demandas administrativas, pedagógicas, financeiras e humanas. É ser o ponto de conexão entre professores, estudantes, famílias, mantenedores e órgãos oficiais. Não à toa, o cansaço vem acompanhado da sensação de estar sempre no centro de tudo, mas também é justamente aí que reside a força do trabalho: sustentar a escola como espaço vivo de aprendizagem e convivência.
Além das demandas cotidianas, somam-se os desafios do nosso tempo:
Inclusão: não basta abrir espaço, é preciso garantir permanência, participação e pertencimento de todos.
Tecnologia: não se resolve com equipamentos; é necessário integrá-la de forma pedagógica, que faça sentido para alunos e professores.
Saúde mental: não apenas dos estudantes, mas também de professores e, claro, dos gestores, cuja saúde impacta diretamente a cultura e a sustentabilidade da escola.
Diante de tantas frentes, a pergunta que fica é: como aliviar essa sobrecarga?
Alguns caminhos são possíveis e cada um deles se conecta a diferentes dimensões da sua atuação como gestor:
Você com você mesmo: criar pequenos rituais de autocuidado, como pausas conscientes, limites para a jornada e momentos de respiro.
Você com o outro: delegar responsabilidades, confiar na equipe e cultivar relações de parceria em vez de isolamento.
Você com a comunidade escolar: buscar formação contínua em temas que atravessam o cotidiano da escola (saúde mental, inclusão, tecnologia), trazendo esse conhecimento para inspirar e fortalecer o time.
Você com o mundo: construir uma cultura organizacional de cuidado e sustentabilidade, que dialogue com as grandes demandas da sociedade e prepare a escola para os desafios do futuro.
A gestão escolar é desafiadora, mas não precisa ser solitária. Quando o gestor aprende a cuidar de si, abre espaço para liderar com mais equilíbrio e clareza, e isso também é pedagógico. O exemplo da liderança molda a cultura da escola.
Então, eu te pergunto: como você tem cuidado de si para cuidar da sua escola?
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