top of page

Bett Educar 2023: Sara Hughes participa de congresso sobre formação de profissionais docentes

O congresso contou com a presença de três referências na área de gestão e trouxe questionamentos de grande relevância para o cenário brasileiro.

No dia 09 de maio de 2023, aconteceu o primeiro dia de Bett Brasil na capital paulista com a participação de Sara Hughes - mantenedora da escola FourC Bilingual Academy e fundadora da FourC Learning - no congresso Bett “Formação de Professores X Desenvolvimento Profissional Docente.” Esse painel feminino contou com a participação de Debora Thomé - editora-chefe e cofundadora do portal EDUCADOR21 - e Patricia Auerbach - fundadora da Redel - para debater e compartilhar as experiências na formação e desenvolvimento de professores.


O debate consistiu em uma série de tópicos aprofundados e relevantes para o cenário moderno da educação. Temas como autonomia dos professores, aprendizado por toda vida (lifelong learning), humanização do trabalho dos professores, desconstrução e reconstrução, desenvolvimento pessoal e criação de um ambiente inovador pautaram e permearam as falas das profissionais.


O foco construído ao longo do debate foi direcionado aos gestores e professores com soluções e ideias de aplicação a curto, médio e longo prazos, visando a uma transformação no ambiente educacional. Aos gestores couberam as provocações e os levantamentos das palestrantes sobre como edificar um sólido ambiente para inovação, direcionando seu papel para controle e proteção de um ambiente que não amedronte a diferença e que permita aos professores criarem coragem além de se sentirem seguros para aplicar e testar novas metodologias e maneiras de ensinar.


Aos professores ficou o questionamento sobre como pensar, trabalhar e compartilhar suas experiências dando espaço aos alunos para exporem e trabalharem a sua própria experiência. Nesse sentido, a pergunta principal que fica aos profissionais, dada por Sara Hughes, é: “Como encontrar nas experiências dos professores os ganchos para as experiências dos alunos?”. Esta é a orientação fundamental da metodologia aplicada pela palestrante em seus empreendimentos: a busca por caminhos e meios para manter os alunos sempre motivados e engajados pelo conhecimento.


A palestra foi destinada aos gestores e professores com diversas experiências das congressistas que já vivenciaram esses dois papéis dentro das instituições de ensino. Desse modo, apresentaram-se caminhos para olhar o funcionamento interno dessas escolas sob outro ângulo, levando ao público presente no congresso novas perspectivas e experiências de elaboração de um ambiente educacional inovador, do corpo docente ao discente.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page