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Foto do escritorJuliana Storniolo

O papel vital da saúde mental nas escolas

A saúde mental nas escolas é uma questão de crescente importância que sempre mereceu nossa atenção e ação. Esse tema tem sido destaque em várias discussões no âmbito educacional, principalmente no período pós-pandêmico. O bem-estar emocional dos alunos, famílias e educadores desempenha um papel crítico na promoção de um ambiente de aprendizado eficaz e positivo. Neste artigo, vou explorar a necessidade urgente de focar na saúde mental nas escolas e discutir estratégias para criar um ambiente que promova o bem-estar.


De acordo com pesquisas recentes, mais de 20% dos educadores brasileiros consideram sua saúde mental ruim ou muito ruim. Isso é um indicativo claro de que algo precisa ser feito para apoiar esses profissionais que têm um papel fundamental na formação das gerações futuras.


Os líderes escolares desempenham um papel vital nesse aspecto. Estar atentos às necessidades emocionais de sua equipe e prontos para fornecer recursos e suporte quando necessário, não apenas ajuda os educadores a lidar com o estresse, mas também cria um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, para que os alunos se sintam à vontade para criar, perguntar e errar, aprendendo a superar obstáculos e buscar soluções com olhares esperançosos e positivos para o futuro e o presente. Espaços para conversas, campanhas em busca de hábitos saudáveis e estratégias de autoconhecimento devem fazer parte da rotina escolar.


As famílias e os alunos também precisam de apoio emocional. Programas de educação emocional e social podem ser incorporados ao currículo para ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de enfrentamento, empatia e resiliência. Os profissionais da escola devem estar preparados para ouvir ativamente as preocupações que eles trazem apoiando quando necessário. É importante não haver o medo de estigma ou julgamento.


Profissionais de saúde mental, como psicólogos e psicopedagogos, podem desempenhar um papel fundamental na prevenção de questões como depressão, pânico, entre outros, identificando sinais precoces de questões emocionais e oferecendo intervenções apropriadas nesse processo, com apoio individualizado às necessidades da comunidade escolar.


A escola é um reflexo da sociedade e onde as relações humanas acontecem o tempo todo. Precisamos criar situações para podermos lidar com elas. Sem dúvidas, queremos adultos saudáveis para apoiar adolescentes e crianças que ainda estão aprendendo a se relacionar consigo mesmo e com os outros.



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