O ensino híbrido é quando aprendemos de formas diferentes, online e presencial. A rotação por estações é uma ideia dentro desse tipo de ensino. É como um circuito com várias atividades em uma aula. Cada atividade é uma estação e cada uma ensina de um jeito diferente. Pode usar tecnologia em uma delas. É importante saber o que quer que os alunos aprendam em cada estação.
Os alunos vão aprender melhor se usarem diferentes jeitos de aprender. Podem fazer coisas fáceis e difíceis, como ler textos, ver vídeos, escrever e resolver problemas. O professor ajuda em algumas estações, mas em outras os alunos fazem sozinhos. Assim, eles aprendem coisas como falar bem, argumentar, pesquisar e apresentar.
Cada estação tem um tempo mínimo, geralmente 15 minutos. Três momentos são essenciais: falar com o professor, trabalhar junto e usar tecnologia. Um roteiro ajuda a saber o que fazer em cada estação. Pode até fazer parecer um jogo, com missões e pontos.
Mesmo sendo atividades diferentes, um tema pode unir tudo. Todos os grupos passam por todas as estações. No final, eles mostram o que aprenderam e conversam sobre isso. Algumas dicas: saber o que fazer em cada estação, trocar de estação nos momentos certos e entender o que aprender em cada uma.
Pode misturar essa ideia com outras, como aprender com problemas. Por exemplo:
Entender o problema e anotar ideias.
Pesquisar sobre o problema.
Resolver o problema.
Mostrar a solução para os outros.
Lembre-se:
As estações têm várias atividades.
Explique como funciona e compartilhe o que fez.
Escolha as estações e o que tem nelas.
Faça a aula como um jogo se quiser.
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