top of page

Educação Bilíngue é só ensinar duas línguas?

Muito além do ensino gramatical, a educação bilíngue compreende diferentes modelos do processo pedagógico

Oferecer educação bilíngue na grade curricular vai muito além do que simplesmente aumentar a carga horária de ensino ou de oferecer momentos de recreação na língua-alvo. Para uma educação bilíngue ser bem implementada, é necessário integrar planejamento de componentes curriculares e das línguas de instrução. Com isso, é importante oportunizar vivências para os alunos em sala de aula nas duas línguas, de modo em que esses estudantes possam desenvolver habilidades comunicativas, sociais e acadêmicas.


Na prática, o ensino consiste na criação de ambientes de aprendizagem ativa, uso real e contextualizado das línguas-alvo. Para que isso se torne possível, o aluno contará com recursos como livros e ambientes de colaboração virtual que vão colaborar com essas práticas de ensino. Desse modo, a educação acontece de forma dinâmica e, principalmente, em situações em que o aluno se encontrará desafiado e incentivado a atravessar com apoio do professor.


Além disso, a educação bilíngue tem o objetivo de empoderar os alunos para ter contato com culturas diversas. Tudo isso através da prática e o ensino de uma língua-alvo. O desenvolvimento dessas habilidades ao aprender com culturas diversas faz com que os alunos se tornem aptos a compreender o outro e partilhar seus conhecimentos em mais de uma língua.


A educação bilíngue não pode ser resumida a duas rodas de uma bicicleta girando em harmonia em uma só direção, essa forma de aprendizagem vai muito além disso. Na realidade, ela pode ser comparada a diversas rodas de uma engrenagem, girando em direções e velocidades variadas, mas com um mesmo objetivo.


Gestores escolares já podem contar com cursos que trazem abordagens práticas, comprovadas em escolas e referenciadas em teorias consagradas para se desenvolver em proporcionar educação bilíngue de forma significativa para seus alunos. Confira as condições especiais de nosso curso de educação bilíngue e se prepare para as novas diretrizes do MEC.

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page