top of page

Bett Educar 2023: Microsoft traz ferramentas para repensar a educação

Durante palestra da Microsoft, os palestrantes trouxeram reflexões sobre Inteligência Artificial, tecnologia e a educação contemporânea.

O painel promovido pela Microsoft “Chat GPT e Open AI: a transformação da educação agora se impõe”, no primeiro dia de Bett Educar, levou todos os presentes à reflexão sobre o modo como a educação contorna as inovações tecnológicas. Durante as falas de Vera Cabral, Ricardo Wagner e Silvia Scurachio, os ouvintes foram conduzidos a uma série de reflexões sobre como o cenário educacional incorpora a tecnologia como ferramenta para o modelo de ensino tradicional, em vez de pensar na reforma da estrutura de ensino visando potencializar o uso tecnológico no processo.


A afirmação-chave é que a mudança não deve ocorrer nos equipamentos, mas sim nas pessoas e no modo de interagir com a tecnologia. Essa postura exige dos educadores a incorporação dessas novas ferramentas, buscando uma preparação dos alunos para o mercado de trabalho, com suas novas profissões e especialidades. A ênfase dada pelos palestrantes é para a formação das competências socioemocionais, as quais são muito visadas pelas grandes empresas.


Também foi exposto e discutido o quanto a tecnologia tem papel inclusivo na educação, democratizando o ensino por meio da elaboração de ferramentas específicas para cada necessidade humana. Essa inclusão posiciona o aluno como protagonista do processo de adquirir conhecimento, dando sentido a essa busca, tornando-a constante por toda a vida (Lifelong Learning).


A palestra expôs casos práticos e reais da utilização de algumas dessas ferramentas que a Microsoft produz para os educadores e gestores. Você pode conferir um pouco delas no próprio site da Microsoft.


Por fim, o questionamento levantado a todos os profissionais da área de educação (gestores, mantenedores, educadores) é como essa diversidade de ferramentas pode impactar nos processos educacionais e levar a uma verdadeira mudança nos processos de ensino, aspirando a uma melhora na formação e inclusão dos alunos.


Aos educadores que leem este artigo: vocês utilizam alguma ferramenta digital – Google, Microsoft ou outra? Como isso tem impactado no seu trabalho e no desenvolvimento de seus educandos? Compartilhe sua experiência conosco!


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page